Servidores


Os primeiros servidores surgiram com o aumento do uso de redes de computadores e assim, começou-se a imaginar que seria produtivo e útil destinar alguns computadores da rede para usos específicos.

Entre o final da década de 70 e o início dos anos 80, vimos proliferar uma grande quantidade de empresas que desenvolveu processadores destinados a equipar computadores, que vão desde as conhecidas IBM, Intel e AMD, até outras também conhecidas mas que não alcançaram o mesmo sucesso neste propósito, como Zilog, Motorola, NEC, Cyrix, Fujitsu, entre algumas dezenas de empresas do setor.

A competição entre todas as empresas que entraram na corrida tecnológica, fez nascer muitas opções e alternativas de arquiteturas. Paralelamente, estas mesmas empresas começaram a desenvolver memórias, formas diferentes de armazenamento, comunicação entre dispositivos, favorecendo com que o uso dos computadores aumentasse e o tamanho dos equipamentos diminuísse.

Era o que a indústria da computação precisava para evoluir e com isso, nos anos 80, tornou-se uma realidade e economicamente viável ter um PC (Personal Computer) em algumas residências e servidores nas empresas.

Um servidor é um computador equipado com um ou mais processadores, bancos de memória, portas de comunicação e, ocasionalmente, algum sistema para armazenamento de dados como hard disks internos ou memórias SSD. Capazes de executar um conjunto específico de programas ou protocolos para fornecer serviços para outras máquinas ou clientes, servidores são equipamentos dedicados a executar aplicações e serviços dentro de uma rede LAN ou WAN.

O principal papel de um servidor é fornecer algo de maneira centralizada, acabando com a necessidade de se ter um programa ou sistema instalado em cada equipamento de cada um dos usuários de uma empresa. Atualmente servidores são adotados para fornecer praticamente tudo que se consiga imaginar e esteja relacionado com computação.

Desta forma, utiliza-se um servidor não somente, mas principalmente para os propósitos a seguir:

· Hospedagem de sites e de aplicações que rodam ou são acessadas na Internet;

· Armazenamento de arquivos localmente (dentro das empresas), na Internet ou em unidades destinadas a grandes volumes de dados, chamadas de storages;

· Fornecer aplicações / sistemas empresariais, como por exemplo ERPs, rodando localmente ou remotamente;

· Serviço de e-mail;

· Aplicações e serviço de bancos de dados;

· Sistemas de segurança física e patrimonial;

· Internet das coisas (IoT);

7 visualizações

CONSULTORIA.com.br

Rua Osvaldo Cruz, 2605 - Dionísio Torres 60.125-151, Fortaleza-CE

(85)3879.0005

© Todos os direitos reservados AURA CONSULTORIA CORPORATIVA