Segurança da informação


Nos dias atuais, grande parte de nossa rotina está atrelada ao compartilhamento de dados e informações on-line. De postagens em redes sociais a transferências bancárias por aplicativo, nos alerta a importância da segurança da informação, sendo visto como um modo de manter a confidencialidade, integridade e disponibilidade dos dados, visando através de tecnologias e preparo de pessoas manter a proteção contra ataques cibernéticos.

Para além do caráter pessoal, informações seguras fazem-se de extrema importância no meio empresarial, seja devido a utilização de sistemas e de compartilhamento de dados on-line ou a fim de obter maior precisão nas execuções de atividades, as informações empresariais têm função patrimonial para uma empresa. Uma vez que se tem, por exemplo, dados bancários divulgados, independente do porte empresarial a perda desses dados tem caráter muitas vezes decisivo em relação ao seu funcionamento, podendo atingir até mesmo as finanças.

Entretanto, é bem comum falhas causadas devido a desinformação, sendo as mais comuns a desatualização de softwares e drives, pois essas atualizações são feitas com a intenção de corrigir falhas que podem ser brechas para invasão e corrupção dos sistemas. A obtenção de sistemas de baixa qualidade muitas vezes torna a empresa um alvo fácil para ataques de hackers, e a má gestão do controle de acessos também pode causar a presença de malwares, resultando na entrada de vírus nos sistemas. Todavia, essas falhas podem ser evitadas com alguns métodos, como: aderir sistema de criptografia, acessando locais de conexão segura, mantendo os softwares e drives atualizados e utilizando usuários e senhas da qual só você tenha o acesso.

Portanto, devido ao caráter necessário que o âmbito virtual vem aderindo em nossa didática diária, é primordial que possamos manter a segurança de nossos dados para que não tenhamos que lidar com consequências negativas devido à negligência no ambiente digital, assim podemos fazer com que, além de preciso, o meio cibernético seja também seguro.


Texto: Felipe Santos - Consultor

14 visualizações

CONSULTORIA.com.br

Rua Osvaldo Cruz, 2605 - Dionísio Torres 60.125-151, Fortaleza-CE

(85)3879.0005

© Todos os direitos reservados AURA CONSULTORIA CORPORATIVA