Do conceito à produção

Desenvolvimento de Produto auxiliado por Computador


Anteriormente à chegada dos computadores, toda a fase de projeto e engenharia de produtos em indústrias era feita de forma manual: desenhos técnicos feitos em pranchetas e manufatura com máquinas convencionais de controles analógicos.

Com a evolução e popularização da informática, surgiram softwares CAD para auxiliar na elaboração desses produtos. Como consequente necessidade do mercado por projetos cada vez mais complexos, o CAD teve seus recursos ampliados e hoje conta com ferramentas que realizam os cálculos e simulações (CAE) e controlam equipamentos de fabricação (CAM).

Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma dessas siglas.


1- CAD (Computer Aided Design)

O CAD pode ser traduzido como “Desenho Auxiliado por Computador” e tem como objetivo usar ferramentas computacionais auxiliando na criação, modificação e otimização de projetos com foco no desenho do produto e na documentação.

A partir de modelagem 2D ou 3D das estruturas físicas e propriedades de materiais o software proporciona um rápido retorno no tempo de criação e prototipagem dos modelos, além de uma maior assertividade e qualidade nos projetos.

O CAD é considerado indispensável como ferramenta para o desenvolvimento e visualização de um produto e é a base para uma manufatura auxiliada por computador.


2- CAE (Computer Aided Engineering)

O CAE, podendo ser traduzido como “Engenharia Auxiliada por Computador”, usa suas ferramentas computacionais para a simulação de desempenho do produto modelado em CAD. Seu objetivo é melhorar os projetos e ajudar na solução de problemas dando suporte aos projetistas por meio de análises estáticas, dinâmicas, térmicas, de fluidos, fadiga, e entre outras.

A principal vantagem do uso de um software CAE é a possibilidade de testar o produto antes mesmo de produzir, assim, além de trazer uma maior confiabilidade e qualidade, vira uma ferramenta poderosa para redução de custos e tempo de desenvolvimento e lançamento do produto.

Os sistemas CAE são os principais provedores de informações para ajudar as equipes de projetos na tomada de decisões.


3- CAM (Computer Aided Manufacturing)

O CAM, traduzido como “Manufatura Auxiliada por Computador”, tem como definição o uso de ferramentas computacionais destinadas ao controle de equipamentos de fabricação. Esse software traduz o projeto em uma linguagem que as máquinas compreendem e informa como criar o produto planejado e quais ferramentas utilizar.

As máquinas que se comunicam com o software CAM são máquinas CNC, que funcionam através de Comandos Numéricos Computadorizados, sendo assim automáticas, dispensando o trabalho manual do operador de máquina, o que traz um aumento na velocidade de produção e redução de erros.

Com isso, a partir do modelo CAD, o projetista consegue simular digitalmente o percurso da ferramenta e tomar as medidas necessárias para uma melhor fabricação, garantindo a máxima eficiência na manufatura.

Com toda essa tecnologia, as equipes envolvidas no desenvolvimento de um produto conseguem explorar digitalmente as principais características físicas e funcionais de seus projetos antes mesmo de serem executados, trazendo benefícios como redução no tempo de produção e custos, além de agregar qualidade e eficiência com procedimentos mais flexíveis, tornando a empresa mais preparada para um cenário mutável, competitivo e global.


Texto: Rodrigo Chaves - Consultor

13 visualizações

CONSULTORIA.com.br

Rua Osvaldo Cruz, 2605 - Dionísio Torres 60.125-151, Fortaleza-CE

(85)3879.0005

© Todos os direitos reservados AURA CONSULTORIA CORPORATIVA